Anos 2000
A ideia de estilistas como Cardin, Courrèges e Paco Rabanne, da década de 60, de que estaríamos vestidos como astronautas ou totalmente prateados nos anos 2000, não aconteceu.
Apesar de já termos visto muito e acharmos que não há mais nada novo, o ano 2000 também teve suas marcas e tendências. Iremos citar alguns fatos marcantes para a moda:
- Houve uma maior utilização e desenvolvimento dos tecidos tecnológicos , apesar de ainda não ser algo popular;
- A customização teve seu boom, dentro da ideia de reutilização para agredir menos o ambiente e com o conceito de peça exclusiva;
- Os estilistas tentaram ligar seus nomes às diversas Ongs e a projetos de inclusão social;
- No dia 1º de Junho de 2008, morre Yves Saint Laurent, considerado um dos maiores estilistas do século XX.
- Em Janeiro de 2008, o estilista Valentino, se aposenta. Ele ficou conhecido pelo uso constante do vermelho em suas criações.
- Os homens se mostraram cada vez mais desenibidos com relação a moda, e tem surgimento o termo “homem metrossexual”, aquele que é extremamente vaidoso;
- O jeans se modernizou e se atualizou ao extremo, com diversas lavagens e acabamentos que deixam qualquer peça longe de ser simples;
- Fica em alta a profissão de Personal Stylist, um tipo de consultora que arruma o guarda roupa de quem contrate seus serviços free lance. Depois disso, muitos outros tipos de personal vieram, como o Personal Shopper, Personal Trainner, Personal Organizer, Personal Winer, Personal Walker, entre muitos outros;
- O Brasil começa a ter um maior reconhecimento de moda no exterior;
- Há o boom das escolas e faculdades de moda;
- Não há um padrão de moda e tendência para todas as pessoas. Apesar das criações de moda ainda partirem dessas tendências, surgem algumas tribos que possuem gostos e se vestem fora dos padrões convencionais de moda;
- Há a explosão da internet e de inúmeras homepages. Logo vieram os blogs e sites que facilitam o contato de pessoas com a moda.
Tribos Urbanas
Geeks
Geek é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares.
- Atividades intelectuais
- Tecnologia
- Sem prática de atividades físicas.
Indie
O indie é um estilo de rock alternativo, cujas letras remetem ao dia-a-dia urbano da juventude contemporânea, problemas de adaptação à sociedade, timidez e a complexidade dos relacionamentos humanos.
- Bandas: Placebo, Blur, The Strokes e Cansei de Ser Sexy.
- Vestuário e Acessórios: Calças justas, camisetas, terninhos, tênis All-Star, óculos, buttons e cintos com estampas animal print.
Emo
- Bandas: Simple Plan, Good Charlotte, Restart, NX Zero, Gloria e Cine.
- Vestuário e Acessórios: Peças extremamente coloridas, óculos de aros grandes, make-up forte, franjas caídas no rosto.
Cosplay
![]() |
Hatsukoi Limited
Cosplay é abreviação de costume (traje, fantasia) e play (brincadeira, interpretação). Consiste em fantasiar-se de personagens em geral de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses.